A documentação exigida em uma análise de crédito
A análise de crédito de pessoa jurídica funciona de maneira diferente da pessoa física.
A pasta de crédito e os documentos solicitados referem-se ao CNPJ. O analista financeiro fará análise retrospectiva para verificar e comprovar a capacidade de pagamento da empresa, de geração de receita e de sua saúde financeira.
Os pedidos de documentação podem mudar e variar conforme a instituição financeira ou o tamanho da empresa que está pedindo o crédito.
Entre os dados e documentos analisados podem estar os itens relacionados abaixo;
- documento de identificação do dono do negócio e sócios
- comprovantes de endereço
- contrato social atualizado
- todas as alterações contratuais, atas ou aditivo do último aumento de capital devidamente registrado na Junta Comercial
- balancetes que comprovam a situação financeira da empresa
- faturamento dos últimos meses
- resumo da situação de balanço patrimonial
- certidão Negativa de Débitos Federais
- declaração do imposto de renda
- PGDAS ou DEFIS
- recolhimento do FGTS
- distribuição de ações
- certidão Negativa de Débitos Estaduais
- certidão Negativa de Débitos Municipais
- matrícula do imóvel dado em garantia
- certidão de dados cadastrais do imóvel
Essencial que você tenha em sua empresa uma rotina de controle e processos de armazenagem de suas informações, para assim facilitar e agilizar a sua solicitação de crédito. Muitas vezes a demora se dá por desorganização ocasionando atraso e demora no processo de avaliação e concessão. Sobretudo tenha um bom contador.
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